Queijos de Cabra produzidos em Salto Grande são destaque na Feira do Empreendedor

O Capril Salto do Panema, de Salto Grande, foi destaque na edição de 2024 da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae-SP entre os dias 11 e 14 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista. A marca esteve presente na Arena “Destino: Sabores do Campo”, que reuniu produtores de queijo, mel, vinho e cachaça. […]

O Capril Salto do Panema, de Salto Grande, foi destaque na edição de 2024 da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae-SP entre os dias 11 e 14 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista.

A marca esteve presente na Arena “Destino: Sabores do Campo”, que reuniu produtores de queijo, mel, vinho e cachaça. Além da apresentação dos produtos, o espaço ainda contou com a participação de chefs renomados preparando receitas com a utilização dos itens vendidos pelos expositores.  O Capril foi criado em 2019, após uma viagem feita por seus idealizadores para fora do país. Na ocasião, eles perceberam que, no Brasil, não era tão comum encontrar queijos de cabra em mercados, empórios e restaurantes. Foi aí que Valdecir Marvulle decidiu dar início à produção com seis cabras. Hoje, a propriedade conta com 200 animais.

“Meu pai escolheu as cabras por serem animais dóceis e super carinhosos. Ele também é o nosso mestre queijeiro e criou nossas receitas”, contou Pietro Marvulle, filho de Valdecir e um dos responsáveis pelo Capril. Com a produção dos primeiros queijos, durante a pandemia, eles começaram a vender para amigos, até que a notícia se espalhou. Os produtos foram ganhando mercado e atualmente são vendidos em diversas partes do país, com destaque para a capital paulista, que recebe laticínios toda semana.

Na lista de queijos produzidos pelo Salto do Panema estão os Chevrotin, Feta, Bouvin e o Caprino Romano, que é o mais premiado da marca e que levou o Super Ouro no último Mundial do Queijo. Este, segundo Pietro, é como se fosse o parmesão, só que feito com leite de cabra. “O Caprino Romano é o nosso queijo mais premiado. É como se fosse o parmesão, que é feito de leite de vaca, e o pecorino, feito com leite de ovelha. Mas como ele é feito com leite de cabra, ele leva o nome de caprino. Hoje ele está com uma maturação de 11 a 12 meses. A gente brinca que, para ficar pronto, é mais que o tempo de uma gestação. Ele é o nosso queridinho”, explicou.

Pietro contou que alguns desafios e barreiras surgiram na trajetória da empresa, mas com a ajuda do Sebrae-SP tudo ficou um pouco mais fácil. O Capril já participou do ALI Rural, Clube de Negócios e em outras feiras importantes do segmento.  “Tanto no início, como até hoje, o Sebrae-SP ajudou muito. Acho que, além de ser um centro de capacitação, ele é uma rede de networking. Faz diferença conversar com alguém que já trilhou o caminho das pedras. Você não precisa ficar quebrando a cabeça. Você pergunta, ajusta e isso facilita bastante”, disse.

Esta é a terceira vez que o Capril participa da Feira do Empreendedor como expositor. “Assim como nos outros anos, uma feira muito movimentada e com muito público. A gente vem com o objetivo de mostrar nossos produtos e conhecer o que está sendo oferecido de novo no mercado. Se não o mais, a Feira do Empreendedor é um dos eventos mais importantes que a gente participa”, ressaltou.

“As participações em feiras são oportunidades de acesso a novos mercados, networking e divulgação da marca. Na FE24, os chefes de cozinha prepararam pratos e montaram tábuas de queijos utilizando os produtos do Capril, o que também gerou material de divulgação para o negócio”, afirmou Natália Mitiko, consultora de negócios do Sebrae-SP.

 Assista ao vídeo da participação do escritório do Sebrae-SP de Ourinhos na FE24

Fonte(s): Portal de Noticias Barueri Online

Picture of Equipe Barueri Online
Equipe Barueri Online

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas