O município de Registro foi escolhido como projeto piloto do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos (ART) do Sebrae-SP, que visa mapear, identificar e qualificar roteiros turísticos com foco no fortalecimento do setor. A história da Imigração Japonesa e a cultura oriental adaptada aos costumes da região inspiraram o primeiro roteiro de Registro. O teste foi realizado em setembro e, no dia 2/10, a equipe composta por empresários, agências de viagens, Bunkyo, poder público e representantes do Sebrae-SP se reuniu para avaliar as sugestões de melhorias, definir formas de precificação, comercialização e estratégias de lançamento do roteiro.
Para o especialista em Turismo e consultor credenciado do Sebrae-SP, Luis Bramante, o primeiro objetivo do programa foi alcançado com o fortalecimento da governança. “Com a criação da Câmara Técnica de Governança dentro do Conselho Municipal de Turismo, fortalecemos a união entre empresários, poder público e instituições e garantimos que o trabalho iniciado com o projeto de Sebrae-SP terá continuidade”, pontua.
Bramante destaca que a criação do roteiro contribuiu com o resgate da história da imigração japonesa e da autoestima dos participantes, que passaram a conhecer e a valorizar a própria cultura. “Com o roteiro, conseguimos um produto para colocar na prateleira e oferecer para o mercado de turismo, porque Registro acaba sendo passagem e não destino de viagem. Com esse primeiro produto, a gente consegue colocar Registro em destaque em um tema que é muito importante para a história do país que é a imigração japonesa”.
Proprietária da Agência Yza Tour, Isabela Prado revela que o desenvolvimento do roteiro turístico foi uma experiência enriquecedora. “A oportunidade de participar da criação de um roteiro turístico que valoriza a essência de Registro foi gratificante. Vejo nesse projeto um grande potencial para impulsionar o turismo na região. Acredito que a união entre a iniciativa privada, o poder público e a comunidade é fundamental para o sucesso do turismo sustentável. Este é apenas o começo de uma jornada que promete muitos frutos para Registro”, afirma Isabela.
Formatado para um final de semana, com início na sexta-feira, o roteiro turístico de Registro conta com visitas ao Bunkyo, Templo Budista, Memorial da Imigração Japonesa, DAI Artefatos de Junco, Sesc e Mercado Municipal, além de passeios no Sítio Yamamaru e no Sítio Shimada, onde os visitantes conhecem a produção e participam da colheita do chá preto. Na gastronomia, destaque para os pratos típicos japoneses e para a culinária regional.
“Acreditamos que o desenvolvimento dos destinos turísticos pode ser um grande vetor de crescimento para os pequenos negócios. O Sebrae-SP trabalha para que os atores locais se apropriem do planejamento e sejam ativos na implementação do turismo”, ressalta o consultor de negócios do Sebrae-SP, Ricardo de Oliveira.
O objetivo é realizar o lançamento oficial do roteiro da Imigração Japonesa durante o Tooro Nagashi, evento tradicional de finados que acontece entre os dias 1 e 3 de novembro em Registro.