A Feira do Empreendedor entra em seu terceiro dia neste domingo (13/10) e tem entre seus destaques a Arena de Negócios Sustentáveis. O objetivo é mostrar aos pequenos negócios como eles podem aplicar ações de sustentabilidade de acordo com sua realidade.
Focada em aplicar os conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), o espaço conta com programação de palestras, consultorias gratuitas com especialistas no tema e algumas demonstrações práticas de ações sustentáveis e de simples aplicação no dia a dia.
Entre os destaques estão a cadeira de papelão, que suporta até 110 quilos, e é utilizada por todos os visitantes que desejam assistir as palestras do estande. No espaço há também uma bicicleta em que os convidados podem pedalar enquanto a energia gerada é utilizada para fazer pipoca.
“As palestras estão sendo muito procuradas. Percebemos que as pessoas ainda não entendem exatamente o que é a sustentabilidade. Elas precisam de explicação e orientação, então este espaço é muito útil”, afirma Melise Nascimento, gestora do Arena de Negócios Sustentáveis.
O estande conta ainda com um painel com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e dicas de como os pequenos negócios podem contribuir para cumpri-los.
A Feira do Empreendedor vai até segunda-feira (14/10). Para consultar a programação completa e fazer a inscrição gratuita basta acessar o site da FE 24.
Sustentabilidade e os pequenos negócios
De acordo com dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2023, o número de empreendedores que tomou providências para minimizar o impacto social ou ambiental de suas atividades durante o ano passado é significativo, desde os pequenos negócios em estágio inicial como também os já estabelecidos.
Para minimizar o impacto ambiental, o percentual entre os empreendedores iniciais é 92,9%. Já entre os estabelecidos, este número aumenta para 98,1%. Já quando falamos de impacto social, o percentual de pequenos negócios em estágio inicial é 91,3% e entre estabelecidos cresce para 93,7%.