A startup Vholom, dos empreendedores Kelvin Luan Bueno e Nikson Leonard Ferraz, foi aprovada para participar do Startup Programme no Web Summit, considerado por especialistas um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que ocorrerá em Lisboa, de 11 a 14 de novembro. Eles são participantes do Programa Start, do Sebrae For Startups, conduzido pelo Sebrae-SP.
O objetivo dos empreendedores é que o Web Summit lhes possibilite visibilidade mundial, abrindo portas para candidatos a colaboradores e novos investidores. “Fomos selecionados como uma startup de impacto. Participar desse congresso internacional proporcionará um intercâmbio de conhecimentos, permitindo que a Vholom esteja à frente das tendências, reforçando a nossa presença como um player importante no mercado de tecnologia para a saúde”, explicou Kelvin Bueno.
A Vholom desenvolve soluções com óculos de realidade estendida da marca Meta Quest 3 que, por meio de seu software, permite a médicos e profissionais de saúde visualizarem imagens holográficas de órgãos ou ossos de pacientes, em diversos ângulos. A tecnologia auxilia pesquisas, diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.
O analista de negócios do Sebrae-SP Raphael Santana conta que os fundadores da Vholom participaram de diversas consultorias por meio do programa ‘START’, um dos programas de aceleração de startups do Sebrae-SP. “A Vholom está totalmente preparada para participar de um evento de renome como o Web Summit. A startup está em um momento de amadurecimento e desenvolvimento contínuo, seus membros estão prontos para conquistar novas oportunidades no mercado”, destaca Santana.
A startup barretense também conta com o apoio do Harena, o centro de inovação do Hospital de Amor. Além do evento, a startup participará de uma agenda de aproximação com o ecossistema de inovação de Portugal, promovido pelo Harena. “Portugal é uma excelente porta de entrada para startups brasileiras no mercado europeu e a Vholom está preparada para essa aproximação”, afirma Guilherme Sanchez, gerente do Harena.
O neurocirurgião Tiago Andrade de Oliveira e Silva, que atua na Santa Casa de Misericórdia de Barretos Raquel Descie, pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Amor, apoiam o projeto e acompanharão os empreendedores na viagem à Europa.
Segundo o neurocirurgião, a tecnologia da Vholom nos procedimentos cirúrgicos representa um avanço significativo no cuidado com o paciente. “A possibilidade de visualizar estruturas anatômicas em hologramas tridimensionais, com a precisão proporcionada pelo Meta Quest 3, transforma o planejamento e execução das cirurgias. Esse recurso nos permite antecipar desafios, melhorar a precisão e reduzir riscos intraoperatórios, oferecendo uma perspectiva detalhada e em tempo real do campo cirúrgico” explica Tiago.
Ainda de acordo com ele, a participação da Vholom ao Web Summit em Portugal é “um marco, pois permite a troca de conhecimentos e acesso a inovações de ponta, que vão acelerar ainda mais o desenvolvimento de soluções voltadas à saúde. Estou confiante de que essa experiência internacional fortalecerá a Vholom e abrirá portas para parcerias estratégicas, que levarão essa tecnologia a novos níveis de impacto em diversas especialidades médicas”, finaliza o médico.
–