Sebrae-SP vislumbra turismo como motor de desenvolvimento em Santa Rita do Passa Quatro

O encontro “Turismo: Oportunidades e Desafios”, promovido pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, na terça-feira (10), trouxe boas perspectivas para o setor. O evento destacou estratégias práticas e exemplos inspiradores para consolidar o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social na região. “O fomento ao turismo […]

O encontro “Turismo: Oportunidades e Desafios”, promovido pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, na terça-feira (10), trouxe boas perspectivas para o setor. O evento destacou estratégias práticas e exemplos inspiradores para consolidar o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social na região.

“O fomento ao turismo não é apenas uma ferramenta para promover o lazer na cidade, mas uma poderosa alavanca para a geração de empregos de qualidade e negócios sustentáveis. O turismo promove trabalho decente e impulsiona marcas locais, mostrando como o empresário pode crescer em sinergia com o território”, ressaltou Peterson Barleta, consultor de negócios do Sebrae-SP.

Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a proposta de uma visita técnica a Socorro, cidade que se reinventou com um plano estruturado de governança e gestão turística. “O município passou de 100 mil visitantes anuais para impressionantes 1,5 milhão, graças a práticas inovadoras e integração entre os atrativos locais. Todos temos uma história; é preciso saber contá-la”, destacou Barleta.

Entre os exemplos apresentados, destacou-se a Rota Douro, em Portugal, que integra 44 negócios locais para oferecer uma experiência única aos visitantes. “A iniciativa reforça a importância de unir forças e investir em produção integrada, uma proposta que pode ser adaptada às riquezas de Santa Rita do Passa Quatro, como doces artesanais, cachoeiras e história cultural”, explicou o consultor.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Turismo apresentou ações que foram desenvolvidas em 2024 pela pasta e um calendário de eventos em construção, que será consolidado em parceria com outras entidades no início de 2025. A proposta ganhou o apoio do Sebrae-SP. “Um calendário anual ajuda no planejamento e traz transparência, evitando picos e baixa procura nos eventos, promovendo linearidade nos eventos. E isso é muito importante, inclusive para a geração de empregos”, explicou Barleta. A proposta é oferecer uma programação constante que integre os atrativos naturais, culturais e gastronômicos de Santa Rita do Passa Quatro – a “Cidade Poema”.

Cinco eixos para o sucesso no turismo
O Sebrae-SP também revelou os cinco eixos essenciais para o desenvolvimento do turismo, identificados com base em cidades que obtiveram sucesso no setor. O eixo Governança enfatiza o empoderamento e o fortalecimento das lideranças locais, além de um direcionamento estratégico compartilhado para ações estruturadas. A Inovação visa aumentar a competitividade dos destinos por meio da transformação dos pequenos negócios, da criação de novos modelos de negócios e do uso de inteligência de dados.

A Sustentabilidade é apresentada como condição indispensável para garantir a longevidade do turismo, tanto para os negócios quanto para os destinos. Já no eixo Experiência, o foco está na estruturação de produtos e serviços que proporcionem vivências marcantes para os turistas, incentivando engajamento e recomendações. Por fim, o eixo Marketing contempla ações estratégicas de posicionamento de mercado, presença digital por meio de provas sociais, como influenciadores, e participação em feiras e eventos. Esses pilares consolidam a visão de um turismo integrado, inovador e sustentável.

Com essa abordagem estratégica, Santa Rita do Passa Quatro dá um passo importante para consolidar-se como um destino turístico de destaque, unindo história, cultura, natureza e experiências únicas.

Fonte(s): Portal de Noticias Barueri Online

Picture of Equipe Barueri Online
Equipe Barueri Online

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas