Nesta sexta-feira (27), o auditório do Sebrae-SP, na capital paulista, foi palco do lançamento do Prêmio Mulheres do Turismo Paulista, uma iniciativa do Coletivo Mulheres do Turismo Paulista em parceria com o Sebrae-SP e outras entidades, como a APRECESP, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Visite São Paulo, Turismo de Jundiaí e Conselho Regional de Turismo do Circuito das Frutas.
O Prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar o papel das mulheres no setor de turismo do Estado de São Paulo, promovendo sua visibilidade e contribuindo para a igualdade de gênero na atividade turística. De acordo com dados do Ministério do Trabalho (Caged), São Paulo possui 31 mil mulheres em atividades relacionadas ao setor, contra cerca de 25 mil homens. A participação feminina é destaque em agências de viagem, operadoras de turismo, meios de hospedagem e alimentação, além de todos os elos da cadeia produtiva do turismo.
As inscrições para o Prêmio Mulheres do Turismo Paulista estão abertas até o dia 27 de outubro pelo perfil do Instagram do Coletivo, @mulheresdoturismopaulista, onde também constam o regulamento completo e os critérios de avaliação. A fase de curadoria será realizada de 28/10 a 14/11. O voto popular será registrado entre os dias 15 e 22/11, enquanto o anúncio das três finalistas de cada categoria vai ser feito no dia 25/11. O evento de premiação ocorrerá no dia 3/12, junto ao Expo Fórum Visit SP, com o apoio do São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Poderão participar quaisquer mulheres que atuem no turismo paulista em cada uma das 13 categorias disponíveis: turismóloga; diretora/secretária/coordenadora/gestora pública de turismo; agente de viagens; artesã; chef de cozinha/restauranter; gestora de associação do setor de turismo; gestora de atrativo; guia de turismo; hoteleira; mulher no enoturismo; mulher do turismo rural; professora de curso de turismo; e mulher revelação, dedicado a mulheres com projetos inspiradores relacionados ao turismo.
“Queremos valorizar as mulheres que trabalham e constroem o turismo. A maior parte da mão de obra do turismo paulista é feminino, então o nosso grande propósito é empoderar essas mulheres e mostrar um pouco do trabalho que elas desenvolvem”, destaca a cofundadora do Coletivo Mulheres do Turismo Paulista, turismóloga e diretora do turismo de Jundiaí, Marcela Moro.
Para o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, a atividade econômica do turismo é muito importante e muito estratégica para o Estado de São Paulo. “Esse Prêmio é uma forma de apoiar essas pessoas e contar essas histórias para que esses exemplos ajudem a mais pessoas empreenderem, trabalharem e fomentarem uma cadeia tão importante para a economia do nosso estado”, comenta.
Nelson destaca o poder de desenvolvimento regional que o turismo possui e o apoio do Sebrae-SP ao empreendedorismo feminino por meio do programa Sebrae Delas. “Queremos inspirar cada vez mais as pessoas para que o segmento do turismo seja valorizado e impulsionado como um vetor de desenvolvimento para o nosso estado e todas as mulheres”, finaliza.