O Sebrae-SP realizou nesta quarta-feira (29) o segundo encontro presencial do programa Speed Agro, desta vez em Piracicaba, no Pecege. O principal objetivo do encontro foi aproximar as startups do agronegócio do ecossistema de inovação, explorando oportunidades de conexão e parcerias. Além disso, o encontro proporcionou aos participantes a vivência em duas empresas que são referência no setor.
O evento teve abertura com o gerente regional do Sebrae-SP, Fábio Gerlach, o CEO do Pecege, Daniel Sonoda e o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto. Na sequência, houve a apresentação do ecossistema de inovação de Piracicaba, um painel com participantes do ecossistema, e na sequência uma visita à Clínica do Leite – uma empresa voltada para a melhoria da qualidade e produtividade do setor leiteiro.
Conforme Gerlach, a conexão proporcionada pelo evento, que reúne representantes do chamado “Corredor Agro”, traz outros olhares e vertentes e contribui para o processo de desenvolvimento da cadeia produtiva, além de promover inovação. “Receber o encontro aqui em Piracicaba é um privilégio, até porque a gente tem um ecossistema mapeado, ativo, com muitos parceiros, com muitos equipamentos para o desenvolvimento de startups. Então, temos aqui hoje muitas pessoas de várias regiões do estado para ver um pouco do que a gente faz, mas também para trocar experiências”, afirma.
Daniel Sonoda, CEO do Pecege, reforçou a importância da parceria com o Sebrae-SP e de eventos como o encontro do Speed Agro para que empreendedores, ou até quem tem uma ideia e pretende se tornar um empresário no futuro, participem do ecossistema de inovação.
“Muitas das nossas futuras startups são de ideias que vêm de alunos e professores, que muitas vezes não têm a menor ideia de como começar uma empresa. E o Sebrae dá todo o apoio para que ele se formalize e a orientação para que essa nova empresa prospere, e isso é fundamental para o ecossistema. A inovação não começa se você não tiver uma orientação de como começar a sua vida de pessoa jurídica”, argumenta.
No período da tarde, os participantes do encontro visitaram a Korin em Ipeúna. A empresa é voltada para Agricultura Natural, busca soluções inovadoras e produz alimentos saudáveis, por meio da conexão entre a saúde humana, animal, vegetal, ambiental e que valoriza o agricultor. O encontro terminou com a visita e happy hour na microcervejaria “Em Nome do Malte”, conduzida pela Rota Cervejeira.
Troca de experiências
Uma das startups participantes do Speed Agro e que compareceu ao encontro em Piracicaba é a IA Sense. A empresa atua principalmente no monitoramento de pragas da cana-de-açúcar e do eucalipto, por meio de uma tecnologia que usa visão computacional e inteligência artificial. O sistema faz reconhecimento e contagem automática de insetos que são capturados por armadilhas adesivas. A ferramenta funciona por meio de um aplicativo e usa geolocalização, além de indicar o tipo de defensivo a ser usado.
O CEO, Eder de Paula, comentou que o Sebrae For Startups funciona como uma “chancela” e traz muita visibilidade e credibilidade para o negócio. Ele também afirma que o programa tem sido muito proveitoso.
“Além de ser muito bem estruturado, fazer provocações, fazer com que a gente desenvolva alguns exercícios fundamentais, a questão de interagir com outras startups faz abrir muitas portas. Porque geralmente a gente começa a conhecer as soluções, a área de atuação um do outro, e a gente mesmo como startup acaba indicando, passando contato”, argumenta.
Ele ressalta que as orientações recebidas, as palestras e encontros estão sendo essenciais para maturidade do negócio. “Todo o conteúdo, conhecimento trocado, todo esse movimento, para a gente é muito importante. Às vezes cinco minutos de fala de alguém que está dentro desse meio muda muito do que você está fazendo, te dá um insight, te faz olhar de uma outra forma o trabalho que você está desenvolvendo e você deixa de gastar tempo à toa. Então, rigorosamente, participar do programa necessariamente traz uma maturidade muito grande para quem está dentro do planejamento de startups”, completa.
Sobre o Speed Agro
O Speed Agro é voltado para aceleração das agtechs, auxilia na ampliação das vendas das startups por meio de rodadas, visitas técnicas e networking junto ao ecossistema do agronegócio do Estado de São Paulo, aproximando as startups do programa às principais empresas e instituição do Agro. Além disso, tem como objetivo facilitar e preparar as agtechs para acessarem novos investimentos.
O programa está vinculado ao “Corredor do Agronegócio”, que inclui cinco cidades, para dar mais exposição às startups dentro do ecossistema de inovação. Além de acesso aos parceiros e suas infraestruturas, serão realizados ao todo cinco encontros presenciais nas cidades âncora, sendo já realizados em Ribeirão Preto e Piracicaba.
Próximos Encontros do Speed Agro
Fevereiro 2025: São Carlos
Março 2025: São José dos Campos
Abril 2025: Campinas