O Sebrae-SP realizou nesta terça-feira, 28 de janeiro, o primeiro encontro do ano com 41 agentes das unidades do Sebrae Aqui da região de Bauru. A reunião aconteceu no escritório de Bauru, que conta com 39 canais de atendimentos distribuídos em 37 municípios, e proporcionou uma troca de experiências, além de capacitação voltada a melhorias no atendimento.
Durante o encontro, a equipe do Sebrae-SP apresentou os resultados de 2024 e os projetos para 2025, bem como o Selo Sebrae de Referência em Atendimento, com destaques para as premiadas em 2024. O evento também contou com uma palestra sobre comunicação não violenta. Para encerrar, houve uma abordagem técnica seguida de um bate-papo e tira-dúvidas sobre as rotinas de atendimento ao MEI.
As unidades Sebrae Aqui funcionam como canais de atendimento presenciais focados em promover um ambiente favorável à abertura e ao crescimento de empresas, contribuindo para o fortalecimento da economia local com serviços e produtos voltados aos pequenos negócios. Além de facilitar o acesso dos empreendedores a uma ampla gama de serviços oferecidos pelo Sebrae-SP e seus parceiros, sejam prefeituras ou instituições privadas, prestando o suporte necessário para transformar ideias em negócios de sucesso.
Nos postos de atendimento, os empreendedores encontram uma variedade de serviços, como orientações técnicas para abertura e desenvolvimento de empresas (MEI, ME e EPP), suporte especializado ao MEI, e atividades como palestras, oficinas e cursos, tanto para quem deseja abrir um negócio quanto para quem já possui um. Os agentes são capacitados para oferecer atendimento personalizado e orientar o empresário nos serviços e programas oferecidos pelo Sebrae-SP, fortalecendo o ecossistema empreendedor da região.
A agente de atendimento Maria Cecília Todino, da unidade de Mineiros do Tietê, participou do encontro e destacou a importância da ação. “Esses encontros são fundamentais para a atualização de conhecimentos, além de proporcionarem uma valiosa troca de experiências e de boas práticas entre os agentes. Também é uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre questões técnicas e, principalmente, para que os agentes mais novos se sintam mais confiantes e seguros no atendimento”, avalia a agente que recebeu Selo Ouro pelo atendimento proporcionado à população em premiação do Selo Sebrae de Referência em Atendimento em dezembro de 2024.
Para a consultora de negócios, Lúcia Helena Tragante, o propósito do encontro consiste em valorizar a atuação do agente e aprimorar o atendimento através da capacitação oferecida. “Apresentamos uma capacitação para que os agentes possam potencializar seus atendimentos e os impulsionarem na busca pela excelência e a concorrerem ao Selo, que é um reconhecimento pelo trabalho de cada um”, ressalta.
O gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Nishimura, destacou, na abertura do encontro, a relevância do trabalho desempenhado pelos agentes nos municípios. “As unidades do Sebrae Aqui são a porta de entrada para os empreendedores que buscam acesso aos serviços do Sebrae-SP, e os agentes têm um papel essencial na identificação e acolhimento das necessidades dos pequenos negócios.” Segundo Nishimura, o evento é a oportunidade de aproximação entre todos os agentes. “O encontro dos agentes superou nossas expectativas. Celebramos os excelentes resultados de 2024 e apresentamos as prioridades para 2025, promovendo uma maior integração entre agentes, analistas e consultores do Sebrae-SP. Além disso, reforçamos o alinhamento de propósitos, fator determinante para gerar impactos positivos nos resultados e no atendimento aos nossos clientes”, concluiu.
Os serviços e ações do Sebrae-SP estão presentes nos 37 municípios pertencentes ao escritório regional de Bauru por meio dos agentes do Sebrae Aqui. Para ter acesso a agenda de atividades, orientações ou falar com um agente, consulte o link com a relação de todas as unidades.
–