Sebrae-SP participa do lançamento do ‘Conecta Audiovisual Bauru’ para fomento da economia criativa

O lançamento da plataforma gratuita “Conecta Audiovisual Bauru” reuniu 23 participantes no sábado, 7 de dezembro. O evento aconteceu no escritório do Sebrae-SP em Bauru, em formato híbrido, e apresentou as funcionalidades da plataforma que tem por objetivo integrar o setor audiovisual da região centro-oeste paulista, incluindo profissionais e empresas. Idealizadores do projeto, os produtores […]

O lançamento da plataforma gratuita “Conecta Audiovisual Bauru” reuniu 23 participantes no sábado, 7 de dezembro. O evento aconteceu no escritório do Sebrae-SP em Bauru, em formato híbrido, e apresentou as funcionalidades da plataforma que tem por objetivo integrar o setor audiovisual da região centro-oeste paulista, incluindo profissionais e empresas.

Idealizadores do projeto, os produtores Rene Rodriguez Lopez e Liene Saddi apresentaram os recursos e funcionalidades da plataforma, as maneiras de utilização, como a criação de perfis e as formas de realização de conexões. A apresentação foi finalizada com uma roda de conversa entre os dezoito presentes e cinco participantes online.

A plataforma foi idealizada a partir de encontros e contribuições de profissionais e estudantes do setor audiovisual que apresentaram suas demandas num coletivo de ideias e compartilhamento de experiências, formando uma rede colaborativa para resultar em uma interface que integrasse profissionais para a difusão da economia criativa. Esta rede colaborativa reúne portfólios e projetos em desenvolvimento e abre espaço para divulgação de serviços e talentos, além de oferecer ferramentas para busca de colaboradores e freelancers que atuam em diversas etapas da produção audiovisual, desde a pré até a pós-produção. Também proporciona conexões, formação de parcerias estratégicas, promovendo a cadeia produtiva do audiovisual com setores complementares como turismo, marketing e artes.

Ana Heloíza Pessotto, pesquisadora do projeto, ressalta a importância da plataforma como uma resposta estruturada às demandas locais. “Essa plataforma visa criar uma rede sólida de agentes do setor audiovisual, estimulando trocas de conhecimento e ampliando o acesso a oportunidades de trabalho. Isso não só fortalece o mercado regional como incentiva os profissionais a permanecerem em Bauru, reduzindo a migração para grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro”, pontua.

De acordo com os organizadores do projeto, a plataforma tem o potencial de beneficiar diretamente cerca de 1.500 profissionais do setor audiovisual, incluindo microempreendedores individuais (MEIs), estudantes e colaboradores de empresas locais. Para as cerca de 400 empresas do setor existentes em Bauru, o acesso ao banco de talentos da rede oferece uma seleção de profissionais de forma mais eficiente, aumento da competitividade e redução de custos, contribuindo para o crescimento econômico regional. Além disso, a integração da plataforma ao projeto existente da Cinemateca Digital Bauruense permitirá o cruzamento de serviços, atraindo novos usuários e garantindo a sustentabilidade econômica a longo prazo.

Para o produtor e um dos idealizadores do projeto, Rene Rodriguez Lopez, a criação da ferramenta, além de promover conexões locais, constrói uma rede de união e difusão de talentos, incentivando a economia criativa regional. “Mais do que uma ferramenta digital, é um espaço de convergência que fortalece a identidade criativa de Bauru e incentiva a permanência de talentos na região. Estamos construindo um ecossistema que promove não só a conexão entre agentes locais, mas também a projeção do nosso potencial para além das fronteiras regionais, mostrando que o interior paulista é uma força competitiva na indústria audiovisual.”

O consultor de negócios do Sebrae-SP, Eduardo Ruiz, salienta a importância em apoiar os profissionais e o projeto para incentivar a produção audiovisual em toda a região. “O Sebrae-SP reconhece o crescimento da economia criativa e o que ela representa para os pequenos negócios da região. Por isso, esteve junto, desde o início dos trabalhos, oferecendo apoio e incentivo ao projeto”, finaliza.

O “Conecta Audiovisual Bauru” é uma realização da Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (Fundeb), gestora da Cadeia Produtiva Local de Produção Audiovisual de Bauru, em parceria com a Cinemateca Digital Bauruense. O projeto foi viabilizado por meio do edital da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

A plataforma tem o apoio do Sebrae-SP em Bauru, Cria Bauru, Centro de Inovação e Tecnológica de Bauru (CiTeB) e Secretaria de Cultura do Município de Bauru.

Reconhecimento estadual

A região de Bauru é reconhecida, desde 2021, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo como a primeira Cadeia Produtiva Local (CPL) de produção audiovisual do estado. Por isso, a iniciativa da criação da plataforma é pioneira no interior paulista e reflete o potencial criativo e produtivo da região, beneficiada pelas universidades de comunicação e artes localizadas no município de Bauru.

O Sebrae-SP oferece cursos e orientações para o segmento de economia criativa. Grande parte das atividades desse setor envolve cultura, moda, design, música e artesanato. Também estão inseridos na economia criativa o setor de tecnologia e inovação, como o desenvolvimento de softwares, jogos eletrônicos e aparelhos de celular, bem como atividades de televisão, rádios, cinema e fotografia.

Fonte(s): Portal de Noticias Barueri Online

Picture of Equipe Barueri Online
Equipe Barueri Online

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas