O Sebrae-SP levou cerca de 1.050 empreendedores da região de Bauru para a Feira do Empreendedor 2024, que ocorreu, de 11 a 14 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. A participação no evento e o transporte foram gratuitos.
Com total de 24 missões nos quatro dias de evento, as caravanas possibilitaram a empresários e pessoas interessadas em abrir um negócio dos 37 municípios atendidos pelo escritório do Sebrae-SP em Bauru a aquisição de conhecimento e experiências em temáticas de empreendedorismo, gestão financeira, tecnologia e inovação.
Idealizada e realizada pelo Sebrae-SP, o evento anual trouxe neste ano uma novidade com a apresentação de seis eixos temáticos, sendo eles Inovação e Tecnologia; Comece seu negócio; Comportamento Empreendedor; Gerencie o seu dinheiro; Marketing e Vendas e ESG Impacto Social e Ambiental. A divisão em eixos proporcionou aos visitantes estímulo ao desenvolvimento de negócios de acordo com as necessidades de cada segmento.
O casal de empreendedores Letícia Cezario e Fernando Corassa participa da feira há sete edições. Eles possuíam lojas especializadas em área de lazer e piscina, a Água & Sol Piscinas, localizada em Lins. Em uma das edições anteriores, um fornecedor ofereceu a possibilidade de investir em outro ramo. “Uma semente foi plantada na feira e durante a pandemia, amadurecemos a ideia de diversificar nosso negócio. Fechamos uma filial da loja de piscinas e procuramos o empresário que conhecemos na feira para abrirmos uma loja especializada em colchões. Hoje, trabalhamos com piscina e colchões”, explica Letícia. O casal que já participou de várias capacitações oferecidas pelo Sebrae-SP, inclusive o Empretec, e retorna todo ano para aprimorar os conhecimentos e atualizar as tendências do mercado. “Gostamos tanto que trouxemos um casal de amigos empreendedores para conhecer a feira e já estamos pensando, com o que vimos no evento, em diversificar ainda mais nossos negócios”, comenta Fernando.
Na caravana de Sabino, participando pela primeira vez, Regina Ferreira, do Espaço Natura, iniciou no empreendedorismo com venda de cosméticos porta a porta há cerca de 20 anos. Após vários cursos no Sebrae-SP, hoje possui uma loja física. “Decidi participar por curiosidade, mas fiquei surpresa pelas possibilidades que a feira oferece. Participei de várias palestras e conheci muitos negócios diferenciados. Ano que vem, quero voltar com foco na gestão empresarial, aprimorar meus conhecimentos e quem sabe um dia, expor”, comenta ao analisar o que viu na feira.
Após procurar conhecimento no Sebrae-SP com capacitações e orientações, Ana Clara Cavalcanti abriu um estúdio fotográfico em Lins em fevereiro deste ano, o Ana Clara Photo. A fotógrafa participa pela primeira vez no evento acompanhada pelo esposo, que é formado em Administração de Empresas. Ela busca por experiências e conhecimento na área de Marketing e Vendas. Já Eduardo Gonçalves pretende adquirir informações sobre gestão para agregar ao que já estudou na faculdade. “Tinha a expectativa de acrescentar conhecimento na minha área para alavancar a gestão do estúdio. Aproveitei tudo o que consegui em um dia e retorno para minha cidade com muitas ideias. Valeu a pena e um dia foi pouco para tudo o que a feira oferece”, finaliza.
Ariane Michelle Zenatti participou da feira pela primeira vez como agente do Sebrae Aqui de Boraceia na missão que levou empreendedores dos municípios de Boraceia e Pederneiras. Ela é proprietária do Ateliê Mimos e Pontinhos, uma loja de roupas personalizadas para bebês. Sua história como empresária teve início em 2019, quando ficou desempregada e com um recém-nascido para cuidar. Com isso, ela começou a personalizar as roupinhas e postar nas redes sociais. Por conta do sucesso, abriu um negócio. “Sempre me interessei por empreendedorismo, fazia cursos no Sebrae-SP. Foi a primeira vez que participei da feira e encontrei muitas empresas interessantes, inclusive, estou aguardando análise para fechar o contrato com um banco mais atrativo para meu negócio”, enfatiza a agente que diz recomendar a feira para todos. “Também estou conversando com uma empresa que conheci aqui para vender meus produtos online”, conclui.
A Feira do Empreendedor do Sebrae-SP é referência para quem pretende abrir um negócio ou alavancar o que está em andamento. O evento atrai milhares de empreendedores em busca de conhecimento, networking e inovação. As atrações foram distribuídos nas 17 arenas temáticas com abordagens como marketing, sustentabilidade, economia criativa, educação financeira, entre outros.
Carbono neutro
A neutralização de carbono envolve compensar as emissões de gases do efeito estufa. O Sebrae-SP está muito preocupado com a sustentabilidade do planeta. Por isso, na FE24, a neutralização de carbono abrangeu o consumo de energia, os deslocamentos e a gestão de resíduos durante as três fases do evento: montagem, realização e desmontagem.
Assista ao vídeo da participação do escritório do Sebrae-SP de Bauru na FE24
–