Sebrae-SP ensina técnica de hidroponia a produtores do assentamento Chico Mendes em Araçatuba

O Sebrae-SP se uniu à Faesp/Senar e ao Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) para levar conhecimento ao produtor rural e fortalecer o setor com soluções práticas como o curso de hidroponia – que é conhecido pelo cultivo de plantas sem a necessidade de terra. A capacitação vai será realizada a partir do dia 13 […]

Capacitação será realizada a partir do dia 13 de novembro (Foto: Freepik)

O Sebrae-SP se uniu à Faesp/Senar e ao Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) para levar conhecimento ao produtor rural e fortalecer o setor com soluções práticas como o curso de hidroponia – que é conhecido pelo cultivo de plantas sem a necessidade de terra. A capacitação vai será realizada a partir do dia 13 de novembro, das 8h às 17h, na Estância Capim Limão, em Araçatuba, mais conhecida como assentamento Chico Mendes.

Nesta capacitação, 15 pessoas do assentamento – a maioria atendida pelo programa ALI Rural – aprenderão sobre as vantagens do sistema hidropônico. Na utilização desse método, as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Nos dias de curso, os presentes irão aprender a identificar o mercado e avaliar o potencial da região para esse tipo de produção. O objetivo é que os produtores aprendam a implantar o sistema de hidroponia, e que ele se torne uma opção viável para o cultivo.

Segundo a consultora de negócios do Sebrae-SP Fernanda Salvador Antoniali, a integração do ALI Rural (programa do Sebrae-SP voltado para agronegócios que buscam inovação e desenvolvimento sustentável) com os cursos técnicos, como o de hidroponia, é uma excelente oportunidade para os produtores desenvolverem suas habilidades empreendedoras, aumentar a capacidade de inovação e gestão de seus negócios.

Grazielle Daiane Guedes, moradora do assentamento Chico Mendes, conta que sua expectativa para o curso de hidroponia é aprender não apenas a técnica em si, mas também como mantê-la de maneira prática e eficiente, talvez com uma visão voltada para a economia de água e controle de nutrientes. “Essa prática pode ser ótima para a produção de hortaliças de qualidade e pode até nos inspirar em novos projetos”.

As capacitações no setor agro também ganham força neste mês de novembro com o Empretec Rural, que será realizado de 25 a 30 de novembro, em Araçatuba. O objetivo final é que essas técnicas impactem diretamente em seus negócios. A ação conta com o apoio da Fundação Coopercitrus Credicitrus e do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran). O Empretec Rural vai acontecer na Av. dos Araçás, 2113, das 8h às 18h e ainda há vagas. Mais informações pelo telefone (18) 99141-0090.

Fonte(s): Portal de Noticias Barueri Online

Picture of Equipe Barueri Online
Equipe Barueri Online

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas