O Escritório Regional do Sebrae-SP de Marília recebeu a visita, no dia 14 de janeiro, da empresa paulistana Nordosudo, que representa investidores do setor supermercadista dos Estados Unidos, para apresentar o trabalho realizado com produtores de café da região. O produto oferece padrão de alta qualidade e tem o reconhecimento da Identidade Geográfica (IG) e da Cadeia Produtiva Local (CPL) do Café de Garça.
No dia 15, os sócios da Nordosudo, Rafael Pereira e Vânia Cabral, participaram de uma visita assistida a uma das empresas produtoras, a Café Granchelli, em Garça, para conhecer os processos da qualidade de produção, da colheita ao processamento, da seleção dos grãos até chegar à torrefação final.
Os empresários representam a Câmara de Comércio dos Estados Unidos e ajudam as empresas do setor supermercadista a encontrar novos fornecedores de alimentos. Em busca de alternativas de cafés especiais para oferecer aos seus clientes, a empresa foi conhecer os produtos de padrão exportação oferecidos pelas empresas da região.
Atuação
O Sebrae-SP oferece capacitação e auxílio para micro e pequenas empresas se adequarem aos mercados internacionais e o café especial produzido na região de Garça vem atraindo interessados de várias partes do mundo. A região já recebeu a visita de investidores da Turquia, do Japão, da Espanha, de outras partes da Europa e, agora, de representante dos Estados Unidos.
A gerente regional do Sebrae-SP Cristiane Souza Aguiar destacou que a instituição dá assistência e apoio à grande maioria das produções agrícolas e pode auxiliar os investidores a encontrar parceiros adequados para cada finalidade. “Eles vieram a Marília conhecer a cadeia produtiva do café especial da região de Garça, mas estamos nos colocando à disposição para auxiliar na busca de outros produtos, de outras regiões, caso tenham interesse”, disse.
Visita
O consultor de negócios do Sebrae-SP Daniel Costa Coelho de Souza, que auxilia as empresas de agronegócio, acompanhou os investidores para conhecer a produção de uma das empresas que atingiram o estágio de qualidade e alto padrão de produtividade e comercialização, a Café Premium Granchelli, empresa que está na terceira geração da família com 40 anos de atividade.
O proprietário Paulo Granchelli conta que hoje a propriedade está toda mecanizada, da colheita ao processamento, garantindo um controle preciso na elaboração e personalização do produto, capaz de entregar um produto de qualidade conforme as necessidades e especificações do comprador.
“A mecanização de todo o processo chegou a um ponto que posso entregar o produto conforme o cliente quer, na quantidade e qualidade que queira. Hoje tenho meu produto de marca, mas o objetivo é a produção do grão para a exportação, garantido um café personalizado para cada cliente”, disse.
A visita mostrou o processo de plantio das variedades da planta, a colheita mecanizada do grão no pé e no chão, a secagem natural (terrerão) ou por equipamentos (secadoras), até a etapa de separação dos grãos por tamanho e cor e ensacamento para transporte ou embalagem final para a venda.