Sebrae-SP apoia seis cadeias produtivas locais reconhecidas pelo Programa SP Produz na região de Araraquara

Com o apoio do Escritório Regional do Sebrae-SP em Araraquara, seis projetos conquistaram o reconhecimento como Cadeias Produtivas Locais (CPLs) no programa SP Produz, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado em julho deste ano. O edital previa várias etapas com objetivo de reconhecer essas cadeias, e assim proporcionar melhorias por meio de orientação […]

Com o apoio do Escritório Regional do Sebrae-SP em Araraquara, seis projetos conquistaram o reconhecimento como Cadeias Produtivas Locais (CPLs) no programa SP Produz, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado em julho deste ano. O edital previa várias etapas com objetivo de reconhecer essas cadeias, e assim proporcionar melhorias por meio de orientação técnica, mentoria, fomento e outras formas de suporte por parte do Governo do Estado.

Programa SP Produz visa estimular as Cadeias Produtivas Locais (CPLs) paulistas por meio de governança e cooperação

O time de profissionais do Sebrae-SP atuou orientando sobre como formar uma governança efetiva e unindo os elos dessas cadeias para que pudessem estar estruturadas nas suas governanças e, assim, participar não só do Edital de Reconhecimento, mas também do Edital de Fomento que previa a liberação de recursos financeiros. As cidades da região com CPL reconhecidas são: Cândido Rodrigues e Ibitinga, com uma CPL em cada cidade, Araraquara e Itápolis com duas cada.

Izabela Baitelo, consultora de negócios do Sebrae-SP, explica que após a classificação e o reconhecimento, os consultores e analistas atuarão capacitando essas cadeias produtivas para que tenham uma governança fortalecida, desenvolvendo cada vez mais sua vocação.

“Também orientaremos na gestão empresarial e empreendedorismo, com trilhas de conhecimento que façam sentido para os diferentes níveis de governança, pois cada uma pode ter necessidades diferentes”. Ela reforça que muitos dos elos das CPLs já interagiam entre si e agora, com o SP Produz, recebem uma chancela do governo do Estado, reconhecendo sua relevância para o desenvolvimento regional.

As CPLs foram classificadas em diferentes níveis de maturidade, desde aglomerados produtivos em estágio inicial até cadeias maduras. Elas são compostas por micro, pequenas e médias empresas que cooperam entre si, conquistando acesso a novos mercados, apoio de entidades públicas e privadas, além de ampliar a competitividade e a qualificação dos colaboradores.

“Quando a cadeia produtiva se estrutura todos os elos se beneficiam por meio da ampliação do mercado, geração de empregos e renda, além do desenvolvimento regional e atração de negócios complementares”, complementa Izabela.

Uma das iniciativas reconhecidas é a CPL da Biotecnologia, de Araraquara. Trata-se da promoção da inovação e do desenvolvimento tecnológico no setor de química e biotecnologia promovendo um ambiente dinâmico, com incentivo a startups para que se desenvolvam em uma estrutura colaborativa e inovadora.

O time do Sebrae-SP apoiou para que essas cadeias produtivas obtivessem sucesso no edital de reconhecimento do SP Produz. “Temos na região de Araraquara importantes cadeias produtivas, algumas com nível de maturidade alto, outras com alguns pontos a desenvolver, mas todas com grande potencial e capazes de conectar diferentes atores para o desenvolvimento da região”, destaca Izabela.

Cadeias Produtivas reconhecidas na região:

• CPL do Sorvete de Itápolis: reforçou o protagonismo do setor de sorvetes e do turismo na cidade, com ênfase na valorização da produção local de sorvetes, conexão com produtores de frutas que se tornaram fornecedores de matéria-prima gerando o fortalecimento da identidade cultural e estímulo ao crescimento econômico de toda a cadeia produtiva.

• CPL das Frutas de Cândido Rodrigues: município com forte vocação para a produção frutícola, especialmente de limão Taiti. Para combater as dificuldades de comercialização enfrentadas pelos fruticultores, foi criada a cooperativa Cofrucar, que proporcionou o reconhecimento de Cândido Rodrigues e região como uma Cadeia Produtiva Local consolidada.

• CPL de Biotecnologia de Araraquara: promove a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região, consolidando uma base robusta para deeptechs por meio de programas de incubação e ambientes de inovação descentralizados, incentivando startups a crescerem em uma estrutura colaborativa e inovadora.

• CPL de Orgânicos de Itápolis: é uma referência na produção de hortifrutis destacando-se pela organização, inovação e impacto socioeconômico positivo. Sob a gestão da Cooperativa Annona, o projeto fortalece a agricultura familiar e promove práticas sustentáveis, alinhadas às demandas por alimentação saudável e respeito ao meio ambiente.

• CPL do Bordado de Ibitinga: por meio de ações integradas, a CPL busca fortalecer a competitividade dos atores locais, aumentar o fluxo de visitantes e promover o desenvolvimento socioeconômico da região, contribuindo para reforçar o posicionamento do município como referência nacional em bordados e turismo de compras.

• CPL do Lúpulo de Araraquara: o planejamento da CPL do Lúpulo tem o objetivo de consolidar o Brasil como importante produtor com foco na redução da dependência de importações e no fortalecimento da cadeia cervejeira nacional. O Brasil, terceiro maior produtor mundial de cerveja, consome 99% de lúpulo importado, criando uma oportunidade estratégica para ampliar a produção local. A CPL combina esforços de governança, inovação tecnológica, sustentabilidade e diversificação de produtos.

Fonte(s): Portal de Noticias Barueri Online

Picture of Equipe Barueri Online
Equipe Barueri Online

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas