O I Encontro de Agronegócios do Alto Tietê, promovido pelo Sebrae-SP Alto Tietê, debateu as inovações e as ferramentas que podem potencializar o desenvolvimento da cadeia agrícola da região. O evento realizado nesta terça-feira (10), em Mogi das Cruzes, trouxe palestras e discussões sobre temas que impactam na rotina dos produtores rurais do território, incluindo as técnicas de Agricultura Regenerativa e Boas Práticas de Produção.
Referência na produção de verduras, legumes, frutas e cogumelos, o Alto Tietê tem no agronegócio um importante braço econômico. Segundo a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa, o encontro ajuda a desenvolver o relacionamento entre produtores e entidades, além de fortalecer a rede de produtores. “O Sebrae-SP atua para gerar acesso ao mercado e apresentar novas tecnologias para o agronegócio, contribuições que ajudam no aprimoramento da cadeia produtiva. Hoje, temos uma agricultura pujante e forte, resultado da ação de agricultores, entidades e parceiros que trabalham unidos”, ressaltou.
O gestor de agronegócios no Alto Tietê, Gustavo Nunes Silva, esclareceu que a inserção de novas tecnologias e técnicas inovadoras colaboram para o aprimoramento da produção regional. “A Agricultura Regenerativa é uma das soluções para atuar de maneira sustentável e aumentar a produtividade no campo, ao mesmo tempo que é um diferencial para o mercado. Queremos apresentar novas técnicas e abordagens que os produtores podem incorporar em suas propriedades para crescer e aumentar sua rentabilidade”, disse.
O secretário de Agricultura de Mogi das Cruzes, Felipe Almeida, destacou o potencial do setor agrícola da região. “Oportunidades como essa trazem conhecimento, tecnologia e networking. Aqui que as uniões são feitas e projetos saem do zero para que tenham sucesso”, destacou.
O encontro reuniu palestras que abordaram temas como agroecologia, integração entre saúde humana, animal e ambiental, além de orientações sobre a nota fiscal eletrônica do produtor rural, e outros assuntos de interesse dos agricultores. O espaço abrigou, ainda, a exposição de pequenos produtores, e de maquinários e tecnologias voltadas para o campo.
O evento foi realizado pelo Sebrae-SP no Alto Tietê; Prefeitura de Mogi das Cruzes; Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati); Sindicato Rural de Mogi das Cruzes; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Suzano e Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur), e teve o patrocínio de Taií e EletroBidu.