Número de marmitarias cresce mais de 700% em São José do Rio Preto desde 2018

São José do Rio Preto apresentou um crescimento expressivo no número de negócios dedicados à produção e comercialização de marmitas nos últimos sete anos. Em 2018, o município contava com 114 estabelecimentos ativos nesse segmento, número que saltou para 1.003 em 2024, representando um aumento de mais de 700%, de acordo com levantamento do Sebrae-SP. […]

São José do Rio Preto apresentou um crescimento expressivo no número de negócios dedicados à produção e comercialização de marmitas nos últimos sete anos. Em 2018, o município contava com 114 estabelecimentos ativos nesse segmento, número que saltou para 1.003 em 2024, representando um aumento de mais de 700%, de acordo com levantamento do Sebrae-SP.

O mercado de marmitas está em alta em todo o Estado de São Paulo. Dados do Sebrae-SP indicam que o número de pequenos negócios no setor cresceu de 13.114 em 2018 para 97.270 até o final de 2023, um aumento médio anual de 49%. Em 2024, a tendência de alta continua: até março, já foram registrados 98.007 empreendimentos, mostrando a força desse segmento no cenário estadual.

A praticidade e a economia de tempo são os principais fatores que impulsionam a demanda, conforme apontado por 77% dos consumidores entrevistados. Além disso, 45% disseram optar pelas marmitas como forma de evitar desperdício de alimentos, destacando a importância desse mercado para atender a hábitos de consumo mais conscientes.

“A alimentação fora do lar movimenta cerca de R$ 60 bilhões por ano no Estado de São Paulo, englobando 436 mil pequenos negócios, incluindo os que fornecem marmitas. Para quem deseja empreender ou já atua nesse setor, entender as preferências e comportamentos dos consumidores é essencial para se destacar em um mercado competitivo”, afirma Carolina Fabris, coordenadora de pesquisa da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-SP.

Metodologia
A pesquisa foi feita com 400 pessoas do Estado de São Paulo, com 18 anos ou mais, por e-mail. A amostra é proporcional à população por localidade, o que inclui o município de São Paulo, demais cidades da região metropolitana de São Paulo e interior, faixa etária e classe econômica, considerando as projeções de população do IBGE para 2020 e a população por classe de consumo, conforme o IPC Maps 2020 (IPC Marketing Editora).

Fonte(s): Portal de Noticias Barueri Online

Picture of Equipe Barueri Online
Equipe Barueri Online

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas