Indicação geográfica do palmito pupunha será tema de Seminário e Dia de Campo em Eldorado

Produtores de pupunha do Vale do Ribeira estão convidados a participar do Seminário e Dia de Campo de Indicação Geográfica do Palmito Pupunha, que será realizado no dia 18 de outubro, em Eldorado. Promovido pelo Sebrae-SP, Sindicato Rural do Vale do Ribeira, Senar, Prefeitura de Eldorado, Apuvale e Cooperativa Cavari, o evento é gratuito. Interessados […]

Seminário de Indicação Geográfica acontece no dia 18/10, em Eldorado (Foto: Getty Images)

Produtores de pupunha do Vale do Ribeira estão convidados a participar do Seminário e Dia de Campo de Indicação Geográfica do Palmito Pupunha, que será realizado no dia 18 de outubro, em Eldorado. Promovido pelo Sebrae-SP, Sindicato Rural do Vale do Ribeira, Senar, Prefeitura de Eldorado, Apuvale e Cooperativa Cavari, o evento é gratuito. Interessados em participar podem se inscrever pelo site https://bit.ly/SeminárioPupunha.

O objetivo do Seminário é preparar os produtores de palmito pupunha da região para receber o registro de Indicação Geográfica (IG), considerado o ativo de propriedade intelectual mais sofisticado que existe. Concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem e se distinguem em relação a seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how).

O consultor de negócios do Sebrae-SP, Lucas Carnio, explica que a IG é um direito de propriedade intelectual coletivo e, portanto, não beneficia apenas um indivíduo, mas grupos de produtores. “O selo de Indicação Geográfica é uma forma de agregar valor à produção e trazer mais desenvolvimento, principalmente para os pequenos produtores do Vale do Ribeira”, observa Lucas.

Mais de 90 territórios do Brasil são reconhecidos como Indicação Geográfica, como o queijo da Serra da Canastra, o café da Serra da Mantiqueira de Minas, o Cacau do Sul da Bahia, entre outros.

A programação do Seminário começa pela manhã com a atividade prática de dia de campo e segue à tarde com palestras sobre a Indicação Geográfica, Nota Fiscal Eletrônica e Rastreabilidade. Para falar sobre a IG, foram convidados a produtora de café Eva Blaszcyk Gaweleta e o consultor Helinton Himerio Lugarini, ambos de São Mateus do Sul (PR).

SERVIÇO
Seminário e Dia de Campo de Indicação Geográfica do Palmito Pupunha
Data: 18 de outubro, das 8h às 17h
Local: União dos Servidores Públicos de Eldorado (Rodovia SP-193, KM 2,5 – Eldorado)
Inscrições: pelo link https://bit.ly/SeminárioPupunha

Fonte(s): Portal de Noticias Barueri Online

Picture of Equipe Barueri Online
Equipe Barueri Online

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas