A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou o contrato com o Hospital Municipal de Barueri Francisco Moran (HMB) para aumentar o número de consultas e cirurgias, visando reduzir o tempo de espera para procedimentos cirúrgicos eletivos.
Aumento da Capacidade Cirúrgica
Em maio, o HMB realizou mais de 1,5 mil procedimentos entre urgências e eletivos, e a meta é atingir 2 mil cirurgias por mês com a expansão do horário de funcionamento do Centro Cirúrgico, que agora opera das 7h às 23h nos dias úteis e das 7h às 19h aos finais de semana.
“A prefeitura de Barueri se sensibilizou com a alta demanda na fila de consultas e cirurgias e ampliou o contrato com o HMB para trazer agilidade e o melhor atendimento na saúde para a população”, afirmou o secretário de Saúde do município, Milton Monti.
Aumento Significativo nas Consultas
Entre maio e julho, estão previstas mais de 5 mil consultas em especialidades como cirurgia geral, cirurgia vascular, urologia, pequenas cirurgias, cirurgia pediátrica, além de cirurgia ginecológica e cirurgia de cabeça e pescoço. Em maio, o número de saídas hospitalares, que geralmente é de 1,8 mil, aumentou para 2.086, considerando que a ação começou no dia 18.
Implementação de Novo Sistema
Para alcançar esses números, foi necessário um planejamento cuidadoso, organização e a adoção do sistema Lean Six Sigma, um método baseado em dados estatísticos que visa aumentar a previsibilidade nos processos. O prazo médio entre a primeira consulta e a cirurgia é de 15 dias.
“Nosso objetivo foi redesenhar os sistemas multidisciplinares, utilizando os princípios Lean Six Sigma para diminuir os tempos de espera, abordando e corrigindo ineficiências sistêmicas para melhorar a experiência geral do paciente cirúrgico”, explicou Vania Zito, diretora de Atenção do Paciente do HMB.
Melhoria na Jornada do Paciente
A redução do tempo conhecido como “jornada do paciente” – do momento da abertura da ficha de atendimento até a alta – juntamente com a priorização e maior flexibilidade da sala cirúrgica, é fundamental para diminuir os tempos nas filas cirúrgicas. “Monitoramos e acompanhamos as medidas de eficiência com a utilização de práticas Lean, além de melhorias nos processos que produziram efeitos positivos a curto prazo no rendimento clínico, no atendimento e na satisfação dos pacientes”, ressaltou Vania.
Nos primeiros 22 dias, foram realizados quase 2,9 mil atendimentos, demonstrando a eficácia das novas medidas implementadas.
A expansão dos serviços no HMB representa um avanço significativo na capacidade de atendimento cirúrgico do município de Barueri. A adoção de métodos eficientes como o Lean Six Sigma e a ampliação do horário de funcionamento do Centro Cirúrgico são passos importantes para reduzir o tempo de espera e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Barueri em proporcionar um serviço de saúde mais ágil e eficaz para a população.