Prepare-se para o futuro dos negócios! Descubra as sete tendências que transformarão os negócios em 2025: da sustentabilidade à IA, do varejo ao e-commerce, prepare sua empresa para o sucesso. Esteja à frente da concorrência e potencialize seus resultados.
1) Sustentabilidade será um trabalho de marketing
Segundo relatório recente da Kantar, 87% dos brasileiros apontam querer viver um estilo de vida mais sustentável, além disso, 56% dizem que pararam de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta.
Ainda de acordo com a Kantar, “com a promessa de que 2025 será um grande ano para a legislação de sustentabilidade, aumentando seu impacto nas principais economias do globo, isso forçará as marcas a verem o tema como oportunidade – e também como risco.”
2) Inteligência artificial e automação
Segundo estudo recente encomendado pela Microsoft para a Edelman Comunicação, as MPMEs brasileiras (Médias, Pequenas e Microempresas) estão vivendo as transformações digitais. 74% das entrevistadas afirmaram que estão usando a IA (Inteligência Artificial) sempre ou muitas vezes, sendo que 90% delas busca adotar essa tecnologia atualmente.
Com a diversidade de tecnologias de IA disponíveis no mercado, bem como a rápida evolução delas, muitos modelos de negócios devem mudar, abrindo portas para negócios com inovações disruptivas. Com isso, torna-se imperativo as MPMEs adaptarem-se.
De acordo com a empresa WGSN, autoridade líder de tendências globais para mercados de consumo, a IA promete moldar o futuro do varejo, mas as marcas precisam inovar e ir além do hype.
Tarefas operacionais e repetitivas serão cada vez mais automatizadas. Além disto, devido ao grande volume de dados que muitas empresas possuem a respeito de clientes, as ofertas de produtos/serviços e o atendimento ao cliente ficarão mais personalizados.
3) “Apagão de mão de obra”
De acordo com pesquisa recente da FGV IBRE, cerca de seis em cada dez empresas dos setores de comércio, serviços, indústria e construção relatam dificuldades para contratar ou reter trabalhadores. Dessas empresas que relataram dificuldades, 64,9% afirmaram ter problemas em encontrar mão de obra qualificada.
A pesquisa do FGV IBRE também verificou o que as empresas estão fazendo para superar as dificuldades de contratação/manutenção da mão de obra. A saída tem sido investir em capacitação interna (44%) ou oferecer mais benefícios (32%), além de realocar colaboradores na empresa (19%).
Diante deste cenário, é essencial que os empreendedores que possuam equipes atuem de forma preventiva para não ficarem sem mão de obra qualificada, além de utilizar a automação e a inteligência artificial como aliadas na melhoria da produtividade.
4) Aquecimento do mercado de franquias
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias registrou um crescimento de 15,8% no primeiro semestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. A expectativa da associação é chegar à marca de a R$ 300 bilhões de faturamento em 2024, além de seguir confiante para ter resultados positivos em 2025.
Ainda segundo a ABF, o bom desempenho do varejo e do setor de serviços no primeiro semestre de 2024 também favoreceram o franchising, que cresceu um pouco acima do setor varejista em geral. Entre os segmentos, saúde, beleza e bem-estar, alimentação – food service e casa e construção registraram os três melhores desempenhos.
5) Futuro do varejo
De acordo com pesquisa da WGSN e o portal e-commerce Brasil, podemos destacar as 3 tendências no futuro do varejo:
É imperativo se diferenciar para não ficar refém da oferta permanente de desconto, o que pode prejudicar a imagem da empresa e, principalmente, suas margens financeiras. Exemplos de diferenciais: atendimento que supere as expectativas dos clientes, ambiente, experiência de consumo, dentre outros.
IA como ferramenta fundamental para entender, se antecipar e atender novos hábitos dos clientes, tendo como principais impactos potencializar a criatividade em comunicação, customização da experiência de consumo e otimização logística e integração de sistemas.
Investir no marketing de experiência, já que cerca de 73% dos decisores acreditam que novas tecnologias e customização da experiência serão o principal fator de transformação da relação com seus consumidores. Além disso, 65% dos consumidores já chegaram a desistir de comprar devido à má experiência.
6) Ecommerce
De acordo com a NIQ, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 18,7%, para R$ 160,3 bilhões no primeiro semestre de 2024. Os destaques do período ficaram com o retorno do crescimento das vendas de eletrodomésticos e a sólida alta nos pedidos de produtos da categoria de giro rápido (ex: alimentos e bebidas e perfumaria e cosméticos).
Ainda de acordo com a NIQ, a facilidade no processo de pagamento e da entrega bem como a presença de sortimento são os principais quesitos de satisfação do cliente online em sua jornada de compras. Entre todos os fatores, a atratividade dos programas de fidelidade oferecidos por meio do canal foi o que menos se destacou, com uma representatividade grande de avaliações com baixos índices de satisfação (25,6%). A combinação de uma navegação fluída, processos de pagamento simplificados e uma eficiente gestão de sortimento são elementos-chave para garantir a satisfação do cliente.
Segundo o portal Ecommerce Brasil, as projeções indicam que o e-commerce nacional continuará a crescer. A previsão é que atinja um faturamento de R$ 204,3 bilhões em 2025, com crescimento anual de 10%. Tendências como a integração de inteligência artificial, o mobile commerce e a sustentabilidade continuarão moldando o mercado.
Apesar dos números acima, é inegável que a concorrência do comércio eletrônico é acirrada, sendo assim, é essencial se diferenciar, para isso, utilize a IA e recursos de realidade virtual ou aumentada para melhorar a experiência do cliente e se destacar.
7) Redes Sociais: a guerra por atenção
Conseguir se destacar da concorrência ficará cada vez mais desafiador, desde que o consumidor acorda até a hora que ele vai dormir ele é bombardeado por centenas de informações, seja no online (IA, redes sociais, sites, blogs, serviços de streaming, etc) e no offline (outdoor, busdoor, panfletos, revistas, etc).
De acordo com Rafael Kiso, especialista em marketing na era digital, em texto publicado recentemente no site da sua empresa (MLabs), dados recentes mostram uma queda gradual na taxa de engajamento entre 2023 e 2024. Ainda segundo o especialista, para se destacar, seu conteúdo precisa capturar e manter a atenção de forma consistente.
É necessário capturar a atenção desde o primeiro segundo. Por exemplo, fazer uma pergunta ou utilizar uma transição de vídeo que gerem curiosidade para saber a resposta ou o desfecho.
Para reter a atenção é importante transmitir histórias inspiradoras, utilizar a técnica de storytelling, apresentar cases de sucesso, transmitir conhecimento de forma simples, prática e de forma visual.
Por fim, para que haja engajamento, ou seja, gerar curtidas, comentários, compartilhamentos ou salvamento, você pode, por exemplo, provocar o público com perguntas ou convidar para comentar se algo parecido aconteceu com ele.
O futuro dos negócios oferece um campo fértil para quem se atualiza e inova! As tendências exploradas, da sustentabilidade à IA, do mercado de franquias às transformações no varejo e e-commerce, e a busca por atenção nas redes sociais, são um mapa para o sucesso.
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