Aprender sobre empreendedorismo brincando. Esse é o objetivo da Estação Jovens Empreendedores durante a Feira do Empreendedor (FE24) do Sebrae-SP, que segue nesta segunda-feira (14), até às 20h, no SP Expo, na capital paulista.
A Estação Jovens Empreendedores possui trens onde cada vagão oferece oficinas de aprendizagem, atividades lúdicas e dinâmicas que despertam o potencial empreendedor nas crianças em fase escolar do Ensino Fundamental.
“Cada vagão do trem atende a uma faixa etária e corresponde ao ano escolar das crianças. Nós vamos ampliando a complexidade das oficinas conforme as crianças vão amadurecendo”, explica a consultora do Sebrae-SP e uma das gestoras do espaço, Ana Maria Brasílio. “Ao final do nono ano, nós incentivamos os alunos a observarem o entorno da escola e da comunidade que vivem buscando projetos que possam desenvolver para a melhoria do ambiente aonde estão instalados”, completa.
Ao todo são nove temáticas, como “descobertas empreendedoras no jardim sensorial”, “descobrindo alimentos e temperos naturais”, “brinquedos ecológicos”, “produções culturais criativas”, “sabores e cores regionais”, “soluções sustentáveis”, “robótica empreendedora”, “tecnologias digitais e soluções empreendedoras” e “GerAção empreendedoras”.
“A Feira do Empreendedor é uma feira que trata de oportunidades para empreender. Quando a gente fala de ter um espaço onde nós possamos receber as crianças, a ideia é levar a questão de competências e atitudes empreendedoras para promovermos a autonomia e o protagonismo para elas terem a noção mais a frente sobre o que desejam para suas vidas. Se a criança quiser empreender, ótimo. Se não quiser, tudo bem. O importante é desenvolver um plano e um projeto de vida para si”, explica Ana Maria.
Aprendizado
Davi Ferreira, de 11 anos, é uma das crianças que já participaram das atividades na Estação Jovens Empreendedores. Bastante interessado, circulou por alguns vagões e leva para casa ainda mais conhecimento para o seu futuro.
“Estou aprendendo sobre o ciclo da economia, também sobre como a robótica pode ajudar no futuro empreendedor e até em geração de energia para a bateria do carro a partir da frenagem. E tudo isso está sendo importante para sabermos as opções que temos para o nosso futuro empreendedor, pois no futuro a gente pode ser o que a gente quiser”, comenta o jovem.
A secretaria municipal de educação de Itirapina, Valéria Feltrin, também esteve presente no espaço. A cidade é parceira do Sebrae e aplica os objetos de aprendizagem na rede municipal. “É sempre uma grande oportunidade fazer uma parceria com o Sebrae. A gente apresenta novas propostas para os alunos de forma que eles consigam, desde pequenos, a pensar no empreendedorismo, uma vez que muitas famílias já são empreendedoras sem saber que são. A mãe faz um bolo, o pai vende alguma coisa. E começar com essa cultura desde pequeno é fundamental”, destaca.
Carbono neutro
A neutralização de carbono envolve compensar as emissões de gases do efeito estufa. O Sebrae-SP está muito preocupado com a sustentabilidade do planeta. Por isso, na FE24, a neutralização de carbono abrangerá o consumo de energia, os deslocamentos e a gestão de resíduos durante as três fases do evento: montagem, realização e desmontagem.
SERVIÇO
Data: Só até hoje, 14 de outubro, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo
Informações e inscrições: fe24.sebraesp.com.br
Entrada gratuita
Como chegar:
Os traslados gratuitos de vans estarão disponíveis em duas estações do metrô ao SP Expo, das 9h30 às 21h30.
Estação Santos-Imigrantes (linha verde)
Rua. Engº. Guilherme Winter x Av. Dr. Ricardo Jafet
Estação São Judas (linha azul)
Rua Major Freire (desembarque) x Av. Fagundes Filho (embarque)