Preservar o meio ambiente é crucial para a proteção da vida e garantir um futuro sustentável. Esse compromisso é uma prioridade para a Prefeitura de Barueri, que, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), está realizando o plantio de 3 mil mudas nas áreas verdes da cidade.
O plantio de espécies nativas começou em março, com ações realizadas em diversas áreas da região central, como na avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt e na rua José Maria Balieiro; no Jardim Flórida, na rua Mar Arábico; no Jardim Silveira (Estrada Velha de Itapevi); no bairro Votupoca (rua Goiânia); e no Jardim Graziela, entre as ruas São João e Indaiatuba. A meta é plantar 250 mudas por mês até março de 2025, totalizando 3 mil unidades.
As espécies plantadas incluem Acácia, Angico, Aroeira-pimenteira, Guapuruvu, Ingá, Ipês, Magnólia, Pitanga, entre outras. As equipes contratadas para o manejo seguem normas técnicas e legislação ambiental para garantir o sucesso do plantio.
A recuperação das áreas verdes, realizada pela Sema, demonstra uma gestão eficiente de arborização. A cidade está passando por ampliações nas vias marginais da Rodovia Castello Branco, realizadas pela Concessionária CCR Via Oeste, que resultaram no corte de árvores e comprometimento da vegetação local.
“O plantio é uma substituição das árvores que foram retiradas pelas obras da CCR. Estamos resolvendo uma questão por iniciativa do município, independentemente do que a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) definiu para a CCR quanto à compensação ambiental”, explica o secretário da Sema, Ivan Vanderley Silva.
Barueri: Cidade Amiga das Árvores
Barueri é uma referência internacional no cuidado com a arborização urbana. Em fevereiro deste ano, o município foi certificado pelo programa ligado à ONU (Organização das Nações Unidas) “Tree Cities of the World”, que destaca as melhores práticas de cidades arborizadas.
Ecossistema Valioso
Barueri possui 18,93 quilômetros quadrados de projeção de copas de árvores, representando 28,85% da área do município. Localizada dentro dos domínios da Mata Atlântica, um dos mais importantes ecossistemas, a cidade demonstra seu engajamento com o planeta ao preservar o verde. Os benefícios ambientais da arborização incluem melhora na qualidade do ar, diminuição da poluição sonora, preservação da biodiversidade e redução dos efeitos do calor, entre outros.