Como aumentar o ticket médio no meu negócio?

Aumentar o ticket médio com os clientes atuais é uma forma mais fácil e mais barata do que captar novos clientes, porém, esta última ainda precisa acontecer. Mas, afinal, o que é Ticket Médio? Essa métrica de vendas representa o total de faturamento divido pelo número de clientes que geraram este faturamento, em um determinado […]

Por Rafael de Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP

Aumentar o ticket médio com os clientes atuais é uma forma mais fácil e mais barata do que captar novos clientes, porém, esta última ainda precisa acontecer.

Mas, afinal, o que é Ticket Médio?

Essa métrica de vendas representa o total de faturamento divido pelo número de clientes que geraram este faturamento, em um determinado período. Ex.: R$50.000,00 de Faturamento / 500 clientes = R$100,00 de Ticket Médio, ou seja, cada cliente gasta em média R$100,00 em compras.

A partir do momento que você descobre o quanto cada cliente gasta em média em sua empresa, é possível criar estratégias que visem aumentar valor do ticket médio e, consequentemente, crescer o faturamento do seu negócio.

No exemplo acima um aumento de apenas R$5,00 no ticket médio aumentaria o faturamento em R$2.500,00 (5% de aumento do faturamento atual).

Conheça agora 10 dicas para aumentar o ticket médio que podem lhe ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio.

1. Tenha programas de fidelidade como o cashback e de descontos especiais para quem tem cadastro na loja.

2. Ofereça diferentes versões do mesmo produto/serviço, de tal forma que a diferença de preço de cada versão deve sempre deixar claro que vale mais a pena comprar a mais cara, seja pelo preço em si ou pela agregação de valor (up-sell).

3. Permita que seu cliente personalize o produto/serviço que irá comprar. Exemplo: as lojas Havaianas aumentaram seu ticket médio ao oferecer aos seus clientes a possibilidade de personalizar o produto que está comprando, com a aplicação de piercing e até cristais Swarovski.

4. Ofereça produtos/serviços complementares ao que o cliente está comprando (cross-sell), se você vende sapatos ofereça meia ou limpa calçados a seco, se for comida congelada ofereça molhos e/ou temperos, caso venda maquiagem complemente com pinceis e outros acessórios.

5.  Incentive seu cliente levar mais por menos, ofereça desconto progressivo à medida que o cliente compre mais do mesmo produto/serviço, o velho conhecido “pague 2 e leve 3” por exemplo ou venda produtos em embalagens maiores (ex. tamanho família).

6.  Monte combos e pacotes de produtos/serviços de modo que o preço unitário seja menor do que se cada produto/serviço fosse vendido separadamente, é o que as redes de fast food e agências de viagem fazem com excelência.

7.  Disponibilize frete grátis acima de determinado valor, este benefício atrai a atenção do público, ao condicionar essa vantagem a um valor mínimo de compras, os clientes preferem gastar na adição de um produto/serviço do que pagar pelo frete.

8.  Não deixe seu cliente confiar na própria memória, organize sua loja de forma que facilite lembrá-lo do conjunto de soluções que ele precisa, por exemplo, se você tem uma loja de material de construção deixe os rolos e pinceis de pintura próximas às latas de tinta.

9.  Ofereça um mix de produtos adequado aos diferentes perfis de clientes que você atende, isto ajudará seu cliente a comprar tudo em um único local, a expansão de minimercados em centros expandidos (grandes bairros) foca nesta estratégia.

10.  Oferte embalagens personalizadas como opção de compra, mesmo que você também oferte opção gratuita. Geralmente o preço da embalagem personalizada representa uma percentagem muito pequena do valor total da compra, desta forma, o cliente acaba comprando, especialmente quando é presente para uma pessoa querida.

Dicas Importantes:

-Treinamento da equipe: é fundamental que a equipe de vendas esteja treinada para aplicar as técnicas de venda acima e aumente as vendas de forma natural e sem pressionar o cliente.

-Acompanhamento de resultados: monitore o ticket médio regularmente para verificar se as estratégias estão funcionando e fazer ajustes quando necessário.

-Foco no cliente: o objetivo principal não é apenas aumentar o ticket médio, mas sim oferecer uma melhor experiência para o cliente e atender às suas necessidades.

Fonte(s): Portal de Noticias Barueri Online

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