Aumentar o ticket médio com os clientes atuais é uma forma mais fácil e mais barata do que captar novos clientes, porém, esta última ainda precisa acontecer.
Mas, afinal, o que é Ticket Médio?
Essa métrica de vendas representa o total de faturamento divido pelo número de clientes que geraram este faturamento, em um determinado período. Ex.: R$50.000,00 de Faturamento / 500 clientes = R$100,00 de Ticket Médio, ou seja, cada cliente gasta em média R$100,00 em compras.
A partir do momento que você descobre o quanto cada cliente gasta em média em sua empresa, é possível criar estratégias que visem aumentar valor do ticket médio e, consequentemente, crescer o faturamento do seu negócio.
No exemplo acima um aumento de apenas R$5,00 no ticket médio aumentaria o faturamento em R$2.500,00 (5% de aumento do faturamento atual).
Conheça agora 10 dicas para aumentar o ticket médio que podem lhe ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio.
1. Tenha programas de fidelidade como o cashback e de descontos especiais para quem tem cadastro na loja.
2. Ofereça diferentes versões do mesmo produto/serviço, de tal forma que a diferença de preço de cada versão deve sempre deixar claro que vale mais a pena comprar a mais cara, seja pelo preço em si ou pela agregação de valor (up-sell).
3. Permita que seu cliente personalize o produto/serviço que irá comprar. Exemplo: as lojas Havaianas aumentaram seu ticket médio ao oferecer aos seus clientes a possibilidade de personalizar o produto que está comprando, com a aplicação de piercing e até cristais Swarovski.
4. Ofereça produtos/serviços complementares ao que o cliente está comprando (cross-sell), se você vende sapatos ofereça meia ou limpa calçados a seco, se for comida congelada ofereça molhos e/ou temperos, caso venda maquiagem complemente com pinceis e outros acessórios.
5. Incentive seu cliente levar mais por menos, ofereça desconto progressivo à medida que o cliente compre mais do mesmo produto/serviço, o velho conhecido “pague 2 e leve 3” por exemplo ou venda produtos em embalagens maiores (ex. tamanho família).
6. Monte combos e pacotes de produtos/serviços de modo que o preço unitário seja menor do que se cada produto/serviço fosse vendido separadamente, é o que as redes de fast food e agências de viagem fazem com excelência.
7. Disponibilize frete grátis acima de determinado valor, este benefício atrai a atenção do público, ao condicionar essa vantagem a um valor mínimo de compras, os clientes preferem gastar na adição de um produto/serviço do que pagar pelo frete.
8. Não deixe seu cliente confiar na própria memória, organize sua loja de forma que facilite lembrá-lo do conjunto de soluções que ele precisa, por exemplo, se você tem uma loja de material de construção deixe os rolos e pinceis de pintura próximas às latas de tinta.
9. Ofereça um mix de produtos adequado aos diferentes perfis de clientes que você atende, isto ajudará seu cliente a comprar tudo em um único local, a expansão de minimercados em centros expandidos (grandes bairros) foca nesta estratégia.
10. Oferte embalagens personalizadas como opção de compra, mesmo que você também oferte opção gratuita. Geralmente o preço da embalagem personalizada representa uma percentagem muito pequena do valor total da compra, desta forma, o cliente acaba comprando, especialmente quando é presente para uma pessoa querida.
Dicas Importantes:
-Treinamento da equipe: é fundamental que a equipe de vendas esteja treinada para aplicar as técnicas de venda acima e aumente as vendas de forma natural e sem pressionar o cliente.
-Acompanhamento de resultados: monitore o ticket médio regularmente para verificar se as estratégias estão funcionando e fazer ajustes quando necessário.
-Foco no cliente: o objetivo principal não é apenas aumentar o ticket médio, mas sim oferecer uma melhor experiência para o cliente e atender às suas necessidades.