O café Essência Delas, produzido em Caconde exclusivamente por mulheres do campo que receberam capacitação do Sebrae-SP, compôs as sacolas distribuídas às lideranças de todo o mundo durante o encontro do G20, realizado em novembro no Rio de Janeiro. A presença do café no evento internacional é uma celebração do trabalho coletivo de cafeicultoras cacondenses e da origem dos produtos delas.
O destaque do produto entregue durante o evento é a sua embalagem, criada a partir de uma das primeiras iniciativas abraçadas pelas produtoras locais: o projeto Sebraetec Design de Rótulo.
“A solução foi um marco para as mulheres da região, que passaram a contar com um produto que reflete o esforço e a dedicação dessas agricultoras. Com o passar do tempo, esse grupo foi atendido pelo ALI Rural, que proporcionou um acompanhamento gratuito de oito meses nas propriedades, permitindo que as participantes se organizassem coletivamente”, disse o gerente regional do Sebrae-SP em São João da Boa Vista, Marcos Kremer.
Concomitantemente, durante o período, as mulheres participaram de oficinas de comportamento e inteligência emocional, encontros financeiros, além de workshops sobre como montar uma associação e os benefícios do associativismo. Como resultado desse processo, surgiu a Mulheres Agropecuaristas e Empreendedoras de Caconde (MAE), associação que representa e fortalece o trabalho coletivo das empreendedoras.
Com o apoio do Sebrae-SP e do Sindicato Rural de Caconde, a MAE decidiu se engajar em políticas públicas e teve acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Foi o que possibilitou a comercialização de seus produtos, incluindo alternativas de cultivo como o café e a olericultura. Um exemplo de sucesso são as verduras hidropônicas, que chegam a ser comercializadas por mais de R$ 13, proporcionando mais renda para as mulheres e, consequentemente, o protagonismo merecido para elas no mercado”, afirmou o gestor de projetos e agronegócio do Sebrae-SP Junior Correia.
O projeto desenvolvido pelas cafeicultoras cacondenses também gerou outras oportunidades, como a criação de uma cafeteria-escola, parceria entre Sindicato Rural, Sebrae-SP, Abic, Cati e Reset, e na implantação do Centro de Educação Ambiental de Caconde. No local, as mulheres são constantemente capacitadas, participando de imersões do Sebrae-SP e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), fortalecendo habilidades e ampliando as oportunidades delas no setor agropecuário.
As mulheres produtoras rurais de Caconde e o protagonismo feminino no campo estão no foco do Sebrae-SP desde 2020 e contam com parcerias locais, como o Sindicato Rural de Caconde. “Apesar de todo o progresso alcançado, as mulheres de Caconde sabem que ainda há muito a ser conquistado. Com o apoio do Sebrae-SP, das instituições parceiras e do trabalho contínuo em torno do associativismo, elas estão preparadas para alcançar novas oportunidades e continuar a trajetória de trabalho e conquistas. É hora de comemorar os avanços e seguir em frente com confiança, sabendo que grandes resultados ainda estão por vir”, destacou Ademar Pereira, presidente do Sindicato Rural de Caconde.